segunda-feira, 24 de maio de 2010

Abecedário Sem Juízo do 1º C

Entrevista

A professora Leopoldina Nogueira, do 1º C, resolveu pegar num texto de Luísa Ducla

Soares, “Abecedário Sem Juízo”, e fazer com os seus alunos o abecedário

sem juízo do 1º C! O Jornal dos Catraios, através da repórter

Barbara Varela, foi entrevistar a professora Leopoldina,

vamos ler como foi!

Professora, ouvi dizer que anda a fazer um trabalho com os seus alunos sobre o alfabeto, pode explicar-me?

É verdade. Esta ideia partiu de um livro de Luísa Ducla Soares, uma obra do Plano Nacional de Leitura, no qual existe uma parte que se chama “Abecedário sem Juízo”. Então por exemplo a letra C é a Camila que tem corpinho de gorila; D é o Daniel que come lenços de papel; I é a Inês que dá beijos no chinês; M é a Maria que dorme todo o dia; V é a Verónica que tem preguicite crónica; X é o Xavier que usa roupa de mulher; Z é a Zulmira que na aula dança o vira; L é a Luísa que vai para a rua sem camisa.

Depois desta leitura que os alunos fizeram surgiu a ideia de procurar palavras que rimassem com o primeiro nome de cada um, e então surgiram algumas frases. Por exemplo, B é a Beatriz que gosta de levar água do chafariz; R é o Rafael que gosta de comer papel.

Que materiais usou?

Vou pedir aqui aos alunos do 1º C que digam à reporter quais foram os materiais que utilizaram: Alunos: folhas de papel branco, lápis, borracha…Prof. Leopoldina: e também usámos a imaginação.

Foi difícil trabalhar com os alunos?

É sempre um grande desafio trabalhar com os alunos, porque a imaginação dos pequenos é algo de fantástico, algo inexplicável… estamos sempre à espera de uma coisa e sai sempre outra, mas sempre agradável.

O que gosta mais quando dá aulas?

Eu amo dar aulas, e para mim os meus alunos são como meus filhos, posso dizer que neste momento tenho 22 filhos. Eu não me imagino a viver sem dar aulas, sem os meus filhos todos. Já dou aulas há alguns anos, o que quer dizer que já fui mãe de muitos, muitos filhos.

Reporter - Bárbara Varela

Nenhum comentário: